Arrendar Casa: 9 Boas Razões a ter em Conta na Hora da Decisão!

alugar casa

Arrendar casa ou comprar? Nem sempre é fácil decidir e qualquer uma delas tem vantagens e desvantagens. Precisa ponderar em função da sua vontade, das suas condições de vida e da sua capacidade financeira. Precisa racionalizar as diferentes vantagens de cada opção e perceber o que se enquadra melhor no momento em que está. Há um conjunto de fatores ponderáveis que merecem a sua atenção na hora da decisão. Para o ajudar, deixamos aqui 9 razões pelas quais vale a pena arrendar uma casa.

 

1- Simples e fácil

É muito mais fácil arrendar uma casa do que comprar, muito para além das questões burocráticas. Não existe tanta preocupação na escolha da casa e no seu estado de conservação, a decisão não tem que ser tão ponderada porque o compromisso é bem menor. Arrendar é tão simples como procurar casas, visitá-las e decidir. Comprar uma casa, para além de implicar uma decisão com consequências para o resto da vida, pressupõe atenção num conjunto largo de fatores, que vão desde a localização do imóvel, à verificação de que tudo está em ordem e que não existem, por exemplo, penhoras do mesmo.

 

2- Sem responsabilidade direta

Ao alugar uma casa, livra-se da responsabilidade direta sobre o imóvel, que permanece a cargo do seu dono, portanto seu senhorio. Questões relacionadas com o condomínio, desde reuniões a despesas várias, só dizem respeito ao senhorio. Avarias, reparações ou manutenções próprias do uso de uma casa competem ao senhorio. Pagamento do IMI ou seguro é despesa do senhorio. A sua única responsabilidade é pagar a renda todos os meses, livre de problemas e preocupações.

 

3- Sem grandes despesas e investimentos

Ao arrendar uma casa, livra-se da responsabilidade direta sobre o imóvel, que permanece a cargo do seu dono, portanto seu senhorio. Questões relacionadas com o condomínio, desde reuniões a despesas várias, só dizem respeito ao senhorio. Avarias, reparações ou manutenções próprias do uso de uma casa competem ao senhorio. Pagamento do IMI ou seguro é despesa do senhorio. A sua única responsabilidade é pagar a renda todos os meses, livre de problemas e preocupações.

 

4- Sem compromisso de uma vida

A casa que alugou não foi o que esperava, a vizinhança é terrível e o barulho não o deixa dormir? Não há problema, avisa o seu senhorio, com o tempo mínimo legal e começa desde logo a fazer as suas malas. Como diz o ditado, “Quem está mal, muda-se” e é perfeito para casas alugadas.

A mesma ideia aplica-se se as razões forem outras. Não importa o que o faz querer mudar de casa, o que interessa é que o pode fazer com uma enorme facilidade. Já não gosta de viver na cidade, quer mudar para um lugar mais sossegado? Gosta da cidade onde vive mas preferia a zona periférica? Já está farto daquela cidade, quer mudar de ares? A família vai aumentar, precisa de uma casa maior? Seja o que for, pode mudar-se para onde se sentir melhor. Não tem nenhum compromisso de uma vida.

5- No poupar é que está o ganho

Ao optar por arrendar uma casa, sabe que vai ter uma maior disponibilidade financeira que pode rentabilizar, aplicando em poupanças, ações ou depósitos. Grão a grão, enche a galinha o papo.

Pode também preferir investir noutras compras, conforme as suas necessidades mas a verdade é que sabe que tem capacidade financeira porque o seu dinheiro não está todo enterrado na compra de uma casa. A sua única preocupação é ter dinheiro disponível todos os meses para pagar a renda.

 

6- O bónus da mobilidade

Muitas das vezes o exercício de uma profissão ou até mesmo as características da mesma, implicam facilidade de mobilidade, de mudança de casa. É o caso dos professores ou dos comerciais. Arrendar uma casa é uma boa solução. Um professor destacado pode facilmente agarrar essa oportunidade sem que a casa seja um empecilho. O mesmo se pode dizer, por exemplo, se aparecer uma boa proposta de trabalho noutra cidade. Corra atrás e alugue uma casa, não está preso a nenhuma. É livre. Abrace o mundo.

 

7- Menos riscos, maior segurança

Com o arrendamento corre muito menos riscos e protege mais o seu orçamento familiar. Não está sujeito a variações das taxas de juro e consequente aumento da prestação mensal ao banco.

 

8- Mais flexibilidade

A sua vida será mais flexível se optar pelo arrendamento porque não tem nenhum compromisso para a vida inteira, tendo a carteira mais folgada para outras despesas e até outros prazeres da vida que valorize mais do que ter casa própria.

 

9- Sem asfixia financeira

Nunca sabemos quando a vida pode sofrer uma reviravolta e não temos o controlo sobre tudo. Se por exemplo, por alguma infelicidade, um elemento do casal ficar numa situação de desemprego, o orçamento mensal vai diminuir e uma prestação ao banco de uma casa comprada pode tornar-se um verdadeiro sufoco. Muitos pensarão, o mesmo poderá dizer-se de uma renda. Sim, é certo mas numa casa arrendada há soluções. Pode sempre procurar uma solução mais barata e mudar de casa.

 

O arrendamento é criticado por muitos porque existe o pagamento de uma espécie de prestação por uma casa que nunca será de quem aluga, quando o que é gasto mensalmente daria para comprar uma. Nesta, como em tantas outras matérias, há sempre diferentes formas de olhar para o assunto. Veja por este prima. Paga uma prestação para usufruir de uma casa, que não é sua, com a qual não tem nenhuma obrigação legal ou compromisso financeiro, de onde pode sair a qualquer momento, quando quiser, para outra que considere mais ajustada às suas necessidades e ao invés de gastar uns bons milhares num investimento como uma casa, pode aproveitar para viajar, ter pequenos luxos e uma vida mais confortável financeiramente. É tudo uma questão de perspetiva não é verdade? Tem apenas que se sentar e pensar no que será melhor para si!

 

 

Preparamos especialmente para si uma Checklist para o ajudar a comprar casa! Para fazer download clique no botão abaixo!

botão_eop

_________________________________________________________________________________________________________________

Para conhecer os nossos imóveis clique no botão abaixo!

logo