Comprar Casa: Tudo o que Precisa de Saber!

comprar-casa

Comprar casa é sinónimo de investimento elevado e na grande maioria das vezes é um bem que é pago, em prestações, durante uma vida portanto exige muita ponderação. Tudo deve ser cuidadosamente avaliado mas também não é nenhum bicho-de-sete-cabeças. Deixamos aqui os nossos conselhos para que possa fazer a melhor compra:

 

Faça uma pesquisa exaustiva e visite muitos imóveis.

De forma incansável. Para que não fique com um sabor amargo por não ter procurado o suficiente. Faça uma grelha com diferentes características como preço, área da habitação, localização, exposição solar, existência de varanda, marquise, escritório ou despensa, se os armários estão embutidos, enfim, aquilo que entender que pode pesar na decisão entre imóveis. E depois anote para cada imóvel, as respetivas especificidades. Será mais fácil ponderar os prós e os contras na hora da decisão.

 

Analise bem a localização.

Este é o fator que mais pesa na avaliação de uma casa e sem dúvida terá profunda influência no seu dia-a-dia. Tenha em atenção o local em que a casa se situa, em termos de segurança, iluminação e ambiente, veja se está numa zona de fácil acesso a hospitais, escolas, bombeiros e transportes públicos, se existem espaços verdes e supermercados ao redor. Pense na sua mobilidade e na distância ao local de trabalho ou a outros locais de referência para si. Todos estes são aspetos a ter em conta na sua decisão.

 

Seja minucioso a verificar da qualidade e estado de conservação do imóvel.

Aspetos que parecem pouco importantes, alguns mesmo que até podem ser considerados pormenores, podem assumir proporções gigantescas portanto seja cuidadoso a verificar o estado e a qualidade da construção. Não receie parecer picuinhas e procure saber tudo. Pergunte sem medos, veja e comprove tudo o que puder. Pode não ser confortável mas é a sua salvaguarda para que de futuro não se arrependa.

Verifique se o imóvel tem um bom isolamento térmico e acústico e analise os acabamentos interiores. Pergunte sobre o estado das canalizações e a sua antiguidade. Procure por defeitos mais visíveis na construção como fissuras, sinais de humidade e estado de conservação dos materiais. Depois seja mais meticuloso. Veja a qualidade dos vãos, portas e janelas, o estado dos armários, em especial os da cozinha, que têm tendência a ser os que mais facilmente se degradam e verifique no concreto como estão as instalações de água, eletricidade e gás. Procure saber se já houve algum problema no imóvel ou se foi feita alguma intervenção. Saiba a data da construção da casa ou do edifício e compare com o seu estado de conservação, de forma a tomar uma decisão mais sensata. Pergunte também como foi feito o isolamento da casa, prevenindo eventuais problemas de infiltrações através da cobertura. Isto é especialmente importante caso esteja a visitar um último andar de um prédio ou uma vivenda.

Como importa ter uma noção da qualidade global da construção, a parte exterior do edifício também deve merecer a sua atenção. Verifique o seu estado. Os custos de manutenção e reparação são geralmente muito dispendiosos para os condomínios. Veja se não existem fissuras, falta de azulejos ou outros revestimentos ou sinais de humidade.

 

Não descure a exposição solar!

Tenha em atenção a posição da casa em relação à luz solar. É muito importante porque tem influência na sua qualidade de vida mas também nos custos energéticos. Uma casa sem sol, voltada a norte, sendo mais fresca no verão, terá maiores custos de aquecimento no inverno e é mais suscetível de ter problemas de humidade. Não é airosa nem facilita a secagem de roupa, por exemplo. Uma casa voltada a nascente apenas tem sol durante a manhã enquanto as casas voltadas a sul e a poente têm maior exposição solar.

 

Faça contas.

Comprar uma casa fica muito dispendioso, é um enorme investimento e importa fazer contas. Há inúmeras variáveis a considerar portanto seja prudente e racional, pare para pensar. Por exemplo, se está indeciso entre uma casa nova ou usada pondere não apenas o preço de compra mas também a eventual necessidade de obras ou melhoramentos e o seu custo. É um extra que tem que ser contabilizado.

Muito provavelmente vai recorrer a um crédito bancário – crédito à habitação – para realizar a compra pelo que deve quantificar essa despesa mensal e avaliar o seu peso no orçamento familiar. Tem que pensar num equilíbrio entre o que lhe compensa mais e o que é suportável para si. É sabido que um empréstimo a 20 anos terá um custo final inferior do que o mesmo empréstimo mais alargado, a 30 ou 40 anos. Contudo, a prestação mensal será sempre mais elevada. Pondere o que é exequível. Uma despesa mensal que o vai acompanhar à partida durante anos tem que ser confortável, para que nunca entre em incumprimento, nem lhe cause grandes dores de cabeça. Convenhamos que comprar uma casa não é a mesma coisa do que comprar uma televisão às prestações.

Não se esqueça ainda que há despesas inicias a que vai ter que abrir os cordões à bolsa e não estamos a falar sequer de gastos com mobília e eletrodomésticos. Portanto esteja preparado e reserve uma poupança para:

  • O pagamento do sinal,
  • O pagamento da avaliação do imóvel e outras despesas associadas ao empréstimo bancário se for necessário,
  • O pagamento de emolumentos notariais para celebração da escritura,
  • O pagamento das taxas de registo na conservatória do registo predial,
  • Os encargos com impostos, tais como o Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) – exceto se a casa estiver isenta, o Imposto do Selo calculado sobre o preço da casa e o Imposto do Selo calculado sobre o dinheiro emprestado pelo banco,
  • Os custos associados à ligação às redes de água, gás e/ou eletricidade.

Depois da escritura, prepare-se para continuar a gastar com:

  • O pagamento das prestações do empréstimo bancário, no caso da compra ser feita a crédito,
  • O pagamento do prémios do seguro,
  • As despesas com o condomínio,
  • Os impostos e taxas como o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), sendo que a casa pode beneficiar de um período de isenção.

 

Evite surpresas, o seguro morreu de velho!

Quando se compra uma casa é suposto ser um momento de felicidade e alegria, não uma dor de cabeça. Ninguém quer surpresas nem dissabores, portanto convém prevenir para não remediar. Aqui deixamos alguns cuidados a ter em conta:

  • Vá até à Conservatória do Registo Predial da zona do imóvel para verificar se o proprietário da habitação corresponde e se esta está registada em seu nome. Esclareça que não existem hipotecas ou penhoras, que o imóvel está livre de herdeiros ou de usufruto por parte de terceiros e que não tem nenhum contrato de arrendamento associado. No caso de existir uma hipoteca desista de imediato da compra da casa ou vai ter que assumir uma dívida que não lhe pertence.
  • Nas finanças veja se o pagamento do IMI está em dia ou se a habitação está isenta deste imposto.
  • Na Câmara Municipal verifique se foram emitidas as devidas licenças de construção e de habitação.

 

Informe-se junto da administração do condomínio.

Se a habitação estiver sujeita ao regime de propriedade horizontal, isto é, um apartamento incluído no condomínio, deve informar-se sobre o seu valor mensal – que pode ser muito significativo mesmo sem grandes espaços exteriores e infraestruturas – e pedir uma cópia do regulamento do condomínio e das atas das assembleias de condomínio dos últimos anos. Isto porque nestes documentos estão presentes informações importantes que lhe vão interessar como as despesas aprovadas para obras ainda não realizadas, o valor do fundo de comum de reserva e da conta-poupança do condomínio e quais os condóminos com quotas em atraso. Estas dívidas podem vir a ser sua responsabilidade, se adquirir alguma das casas em questão. Salvaguarde-se.

 

Agora que já sabe o que não pode perder de vista e todos os cuidados a ter para evitar surpresas e dissabores, vá à procura da sua casa de sonho. Não perca mais tempo e seja feliz!

 

 

Gostava ser contactado pela Excellent Opportunity? Clique aqui:

botão_eop

_______________________________________________________________________________________________________________

Para conhecer os nossos imóveis clique no botão abaixo!

logo