Investir em imóveis para negócios: tudo o que deve saber!

Investir em Imóveis

Investir em imóveis para negócios é um tema cada vez mais pesquisado. Com o crescimento do ramo imobiliário, a compra e o aluguer de espaços para empresas e para comércio está novamente em alta. Quer esteja à procura de um imóvel para investir ou para instalar o seu negócio, há que ter vários aspetos em conta.

 

Quero investir num imóvel para o meu negócio!

“Loja no centro da cidade. Inserida numa zona de comércio e serviços. Junto à praça central e perto do metro”. Esta podia muito bem ser a descrição de um imóvel que encontrou para o seu negócio. Consegue-se perceber que é bem localizado e tem bons acessos. No entanto, não faz menção a outras características que deve ter em conta. Estas podem influenciar o posicionamento do seu negócio no mercado e a produtividade dos seus funcionários.

 

  1. O preço varia em função da localização

Investir num imóvel para negócios no centro de uma cidade, como o Porto, ou na sua periferia, influencia o preço. No entanto, nem sempre é uma possibilidade optar por investir num espaço na periferia. Se tiver um negócio que se foque na prestação de serviços, no negócio B2B ou se o seu cliente for um revendedor/fornecedor, o visual merchandising não é uma das suas prioridades. Por isso, aqui será uma opção adquirir um espaço nas zonas periféricas do Porto, podendo usufruir de uma melhor relação dimensão/preço.

Caso esteja no ramo do comércio, o seu imóvel deve estar bem localizado, ou seja, no centro da cidade, e deve permitir que os clientes vejam o que está a vender. A existência de montra nestes casos é muito importante, uma vez que a possibilidade de poder mostrar o seu produto é uma forma de publicidade e de diferenciação da concorrência. Tome como exemplo a Rua das Flores, na baixa do Porto. É uma zona bem localizada, rodeada de comércio e com uma ótima visibilidade e afluência de pessoas.

No entanto, se o seu negócio beneficiar mais com o investimento num imóvel no centro da cidade, como, por exemplo, uma sociedade de advogados, podem sempre optar por um espaço num prédio, uma vez que o primeiro e segundo andar são mais baratos relativamente ao espaço que fica à face da rua.

 

  1. Condições de acesso

Seja na periferia ou no centro da cidade, o estacionamento, a facilidade de acessos ou a abundância de transportes públicos são também características que quem quer investir em imóveis para o seu negócio tem que valorizar. Estas constituem por si só um fator de diferenciação da concorrência. Por isso, quando investir na compra/arrendamento de um espaço, tenha em conta a mobilidade dos seus clientes e potenciais clientes.

 

  1. Estado do imóvel

Comece a sua pesquisa pelos imóveis que estejam em estado “usado”. Irá beneficiar de um preço mais baixo. Além disso, tem liberdade de adaptar o espaço à medida do seu negócio. Como as empresas costumam projetar no espaço a identidade da marca, a compra de lojas em bruto tem crescido neste último ano, permitindo ao investidor escolher como quer “organizar” e decorar o espaço. Esta prática tem apenas duas desvantagens: requer tempo e disponibilidade financeira. No entanto, pode negociar o preço final em função do valor das obras ou usufruir de um período de carência do pagamento da renda.

 

Quero investir em imóveis para rentabilizar!

Para os investidores que pretendem comprar um espaço para um negócio com o objetivo de depois arrendar ou vender a uma empresa, as palavras de ordem são confiança e rentabilidade. Aqui, a escolha do imóvel é muito mais prática do que no exemplo anterior. Aqui, o intuito é encontrar a melhor solução de negócio.

A localização deixa de ser um dos fatores predominantes. A não ser na procura de um imóvel que já tenha outros espaços alugados a outras empresas.

Investir em imóveis que já tenham outros inquilinos, como um centro empresarial, vai trazer mais segurança não só para quem está a investir, como ao cliente que o irá alugar.

Procure um lugar com a melhor relação entre o custo e a rentabilidade.

Não se preocupe, nesta fase, a quem irá alugar o espaço. A área de negócio da empresa que vai alugar o espaço não entra nesta equação. E, por isso, deve também procurar um espaço em estado “usado”, para conseguir o melhor preço possível.

A exceção a estas regras são os investidores que procuram um imóvel, tendo em vista uma determinada área de negócio. Estes investidores tendem a ser pessoas já com experiência nessa determinada área. Por isso, deve ter em conta as características dessa área.

 

Investir em imóveis para negócios, é uma área que assume diferentes prioridades dependendo do objetivo final. Quando é alguém que procura um espaço para o seu negócio, deve ter preocupações na hora da decisão que não interessam a alguém que vê estes imóveis como oportunidade segura de investimento. Contudo, são questões pertinentes para este último, numa outra perspetiva, já que o objetivo será sempre alugar ou vender a potenciais empresas. Se está a pensar investir em imóveis para negócios seus ou para arrendar a empresas, considere as variáveis que lhe apresentamos.

Esperamos que encontre o espaço que sirva melhor os seus interesses.

 

________________________________________________________________________________________________________________

Na ExcellentOpportunity temos vários especialistas que o podem aconselhar, sem compromisso.

Se pretende comprar ou vender um imóvel, esclareça as suas dúvidas connosco, nós ligamos para si!

botão_eop