Investir em imóveis: 2017 é o ano ideal para apostar!

Investir em imóveis

Investir em imóveis deve ser o seu plano para este ano. Após anos de crise e estagnação, 2017 apresenta-se como o ano em que o setor imobiliário terá um crescimento significativo.

De acordo com Luís Lima, presidente da APEMIP (Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal), o crescimento será de 30%, isto porque ”Portugal está com um potencial enorme. Vai ser um bom ano para o turismo, pelo que vai ser bom para nós”. A verdade é que tem também aumentado o número de turistas que se apaixonam pelo país e decidem investir na compra de casa, seja para residência principal ou de férias.

 

Porque deve investir em imóveis agora?

Se tem estado à espera de fazer um investimento na área imobiliária, quer seja na compra de habitação ou noutros espaços, este é o ano ideal para avançar.

A atual conjuntura financeira é favorecida pela diminuição das taxas de juro dos créditos à habitação. De acordo com os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a “taxa de juro implícita no crédito à habitação manteve a tendência decrescente que se verifica desde agosto de 2014 (31 meses), tendo-se fixado em 1,016% no mês de março,”.

O INE verificou ainda que “nos contratos celebrados nos últimos 3 meses, a taxa de juro implícita passou de 1,732% em fevereiro para 1,665% em março”.

Verifica-se, portanto, um contexto ideal para quem precisa de pedir crédito para aquisição de imóveis, sejam estes para uso próprio, para rentabilizar ou para negócios.

 

Rentabilidade garantida

Um outro fator favorável ao investimento nesta altura refere-se à rentabilidade. Além de ser quase imediata tem, atualmente, uma garantia maior que nos bancos. Nestes, os juros de depósitos não ultrapassam os 1,8%, segundo a DECO (Defesa do Consumidor). Deste modo, investir em imóveis para arrendamento pode ser uma opção mais lucrativa.

Para o ajudar a perceber qual a rentabilidade anual líquida que consegue obter, por exemplo, ao arrendar um imóvel, a DECO criou o simulador de rentabilidade do arredamento que o auxilia a fazer esse cálculo.

Uma outra alternativa à rentabilidade dos arrendamentos anuais, são os de curto prazo, sobretudo em áreas mais turísticas. Lembre-se que cada vez mais turistas escolhem o nosso país para visitar e procuram uma casa para arrendar. Pense também, no arrendamento a estudantes. Nestes dois casos, deve ter em atenção a localização antes de investir no imóvel.

 

Tendência de valorização dos imóveis

Uma outra vantagem é que temos assistido também a uma recuperação do valor dos imóveis. Esta valorização está a subir até níveis que só se verificavam antes da crise económica que afetou o país.

Num estudo do FMI (Fundo Monetário Internacional), verificou-se que “os imóveis em Portugal valorizaram 6,4% no último ano”. A tendência é manter essa valorização.

Para quem tiver capital imediato para investir, esta será a altura ideal para aproveitar esta tendência e obter uma rentabilização imediata através da venda. Se não tem capital imediato, relembramos que as descidas das taxas de juros de crédito à habitação devem ser aproveitadas para que possa efetuar bons investimentos neste ano de 2017.

________________________________________________________________________________________________________________

Na ExcellentOpportunity temos vários especialistas que o podem aconselhar, sem compromisso.

Se pretende comprar ou vender um imóvel, esclareça as suas dúvidas connosco, nós ligamos para si!

botão_eop