Construção em alta: é o momento para investir em terrenos!

construção

Construção é uma área de investimento que está em crescimento cruzeiro, contrariando a tendência lenta dos últimos anos. Portanto, investir em terrenos para construção é uma das melhores apostas que pode fazer e esta é a altura ideal. Num artigo recente, abordamos as vantagens de investir num terreno em construção e explicamos porque é uma opção segura. Agora, queremos que saiba que é mesmo a altura ideal para fazer esta aposta, se pretende investir o seu dinheiro.

 

Construção com melhores resultados desde 2002

A aposta na construção “aumentou no primeiro trimestre deste ano 8,5% face ao período homólogo”. Desde 2002 que não se verificava um incremento tão significativo. O número de edifícios licenciados registou também um progresso. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), “registaram um crescimento homólogo de 28%”, ou seja, 4,9 mil receberam licenciamento. Esta foi uma evolução positiva registada em todo o país e não apenas numa área geográfica específica.

Verifica-se ainda uma aposta na compra de edifícios. Mesmo com o índice de preços das habitações a crescer 7.9% no primeiro trimestre deste ano (comparativamente ao ano anterior), registou-se uma subida das transações de habitações. Foram 35 178, um aumento de 19,4% face ao período homólogo. Por outro lado, houve uma diminuição do índice de custos de construção de nova habitação. Ou seja, construir imóveis ficou mais barato e, ao mesmo tempo, as habitações estão a valorizar. Isto significa que é possível obter mais lucro no momento da venda.

 

Retorno do Investimento garantido

Esta evolução positiva tem sido potenciada também por uma inversão na tendência negativa do investimento em geral. Depois de mais de uma década em queda, assistimos a uma recuperação, que se reflete positivamente no setor da construção. Atualmente, este é um grande motor económico, representando “50,5% do investimento total da economia”. De acordo com o INE, essa retoma favoreceu o “crescimento do PIB em cadeia de 0,6%” e acelerou a economia “para uma variação homóloga de 1,9%”. Isto tem influência no setor da construção, havendo mesmo pequenos indicadores de que tanto este ano como o próximo, serão anos de crescimento.

Verifica-se, por outro lado, um aumento do investimento privado no setor do imobiliário, muito influenciado também por capitais estrangeiros. O número de turistas que tem escolhido Portugal para morar, tem gerado o aumento da compra e procura de habitações.

 

Condições favoráveis para investir

Como é possível verificar com os dados acima referidos, estamos num momento em que se reúnem várias condições propícias para apostar em terrenos que depois serão utilizados para a construção de imóveis. Este tipo de investimento tanto pode ser feito por empresas, como por particulares.

Mais do que comprar uma habitação, cujos custos podem ser superiores, a conjuntura atual está a favorecer a compra de terrenos para construir imóveis de acordo com as suas preferências ou até para, mais facilmente, ir de encontro às necessidades da procura. Este tipo de investimento é vantajoso não só para as empresas de construção, como para o cliente final, pois a venda em planta permite negociar o imóvel a um preço mais baixo e o próprio cliente pode escolher os acabamentos finais. Deste modo, o comprador participa no projeto final e pode dar um toque mais pessoal à habitação que vai adquirir. Para quem investe nos terrenos para depois contruir e vender, este pode ser um atrativo que vai facilitar a venda e, consequentemente, o lucro.

Um outro ponto positivo é que há ainda a possibilidade de só se iniciar a construção da habitação quando já existir uma venda, o que acaba por dar mais segurança a este investimento.

 

Se tem interesse em efetuar alguma negociação na área do imobiliário, sugerimos que pense nos terrenos para construção como uma opção a analisar. Esta alternativa dá muitas oportunidades e perspetivas de negócio. É também o tipo de investimento que mais facilmente se adequa à procura e que, por permitir uma maior personalização, acaba por ter um fator diferenciador e, consequentemente, mais atrativo, aumentando assim as hipóteses de negócio e lucro.

________________________________________________________________________________________________________________

Na ExcellentOpportunity temos vários especialistas que o podem aconselhar, sem compromisso.

Se pretende comprar ou vender um imóvel, esclareça as suas dúvidas connosco, nós ligamos para si!

botão_eop