Construção: bom momento para investir, números que incentivam!

Construção

Construção é uma aposta segura de investimento. A recuperação do setor está à vista. Há um recorde dos últimos 15 anos, há uma evolução comprovada.
Entre janeiro e março deste ano este setor cresceu 8,5% – a maior subida da última dezena e meia de anos.
De acordo com a Federação Portuguesa da Indústria da Construção e Obras Públicas (FEPICOP), esta melhoria está relacionada, principalmente, com a evolução do mercado residencial imobiliário.

 

Subidas e mais subidas

O Instituto Nacional de Estatística (INE) anunciou que em 2016 o número de transações de fogos subiu 59%, comparando com o valor médio entre 2012 e 2014.

No primeiro trimestre de 2017, igualmente segundo o INE, registou-se um aumento de 35,3% de edifícios licenciados para construções novas.

Refira-se que, em 2016, o negócio do imobiliário chegou aos 15 mil milhões de euros, entre 127 mil casas vendidas.

Estes números são bem evidentes da boa saúde desta área de negócio: mais construções novas, de raiz, mais reabilitação de fogos e edifícios, milhares de casas vendidas, aumento das transações relacionadas com habitações. Não há dúvida de que este é o momento certo para o investimento imobiliário. Como se sabe, a atual conjuntura financeira atrai o investimento em imóveis e 2017 é o ano ideal para apostar.

O setor imobiliário dinamiza assim a construção em Portugal, o que impulsiona o valor acrescentado bruto da construção. Esta subiu a uma taxa de 7,4%, no primeiro trimestre deste ano (maior subida nos últimos 16 anos e meio).

“Está a iniciar-se um novo ciclo de crescimento da construção”, sublinha a FEPICOP.

 

Recuperação sustentada da área de construção e reabilitação era expectável

Ricardo Gomes, presidente da Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas e Serviços (AECOPS), falou ao jornal ‘Sol’ sobre o ciclo positivo que deve ser confirmado nos próximos meses. “A atividade da construção e a reabilitação têm uma componente cíclica e, nesse sentido, depois de um longo período de recessão, era expectável a inversão da conjuntura e o início de uma fase de recuperação sustentada que se deverá consolidar nos próximos meses”, indicou o líder da AECOPS.

Convém reforçar a importância do setor da construção na economia nacional, recorrendo às palavras de Manuel Reis Campos. O presidente da Associação dos Industriais de Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) lembrou: “O investimento em construção é uma componente estruturante da economia portuguesa e, a exemplo do que se passa na generalidade das economias, corresponde a mais de metade a 50,5% do investimento total nacional”.

 

Vantagens: não é demais recordar

Como já destacámos noutro artigo do nosso blog, há diversos pontos positivos no investimento na área da construção imobiliária e um dos caminhos pode ser apostar em terrenos. Tem vantagens ao fazê-lo, está ao alcance de muitos e há procura. Ao fazê-lo, aproveita um nicho de mercado que neste momento dá certezas e segurança relativamente ao retorno do dinheiro investido.

 

Quisemos mostrar-lhe em factos, como o setor da construção de habitação está a crescer, como a reabilitação de casas e edifícios está na ordem do dia. Há oportunidades de negócio que não deve deixar escapar, acredite, é mesmo o momento para aproveitar.

 

 

________________________________________________________________________________________________________________

Na ExcellentOpportunity temos vários especialistas que o podem aconselhar, sem compromisso.

Se pretende comprar ou vender um imóvel, esclareça as suas dúvidas connosco, nós ligamos para si!

botão_eop