Investir em imóveis: aposte em lojas de rua ou armazéns!

investir em imóveis

Investir em imóveis para negócios é uma oportunidade dentro do ramo imobiliário que está a ganhar cada vez mais expressão. Assim como aconteceu com o preço dos imóveis de habitação, também os imóveis para negócios têm valorizado e as suas rendas têm crescido exponencialmente.

Os espaços de rua são os imóveis para negócios que têm mostrado um retorno substancialmente maior do que o investimento, devido ao crescimento do comércio de rua e ao grande fluxo de turistas que se tem verificado no Porto. Por isso, se está a considerar investir em imóveis para negócios, aqui ficam os números que mostram quais as melhores zonas para investir e porquê.

 

O fenómeno do aumento de turistas na cidade do Porto

Nos últimos dois anos, o Porto tem sido o destino de eleição dos turistas estrangeiros e nacionais. Com isto o comércio da cidade ganhou uma nova vida. A indústria hoteleira e a restauração são os negócios que mais beneficiaram, mas não são os únicos.

As lojas locais, principalmente as de vestuário, estão a verificar um aumento das vendas na ordem dos 20%. Se pensa investir em imóveis para negócios, aposte em espaços de lojas de moda nas zonas centrais da cidade. Estes estão a ser muito procurados, neste momento, e são os que vão representar maior rentabilidade no futuro.

 

O aumento do comércio nas ruas do Porto

Com o aumento do turismo, o comércio tradicional nas ruas do Porto também começou a crescer. Desde 2016, o comércio tem revelado números bastante interessantes, o que originou uma procura elevada de espaços por parte dos comerciantes e uma oportunidade atrativa para quem procura investir em imóveis.

A consultora imobiliária CBRE realizou, no início de 2017, o estudo “Perspetiva Imobiliária”, que mostra como as rendas dos imóveis aumentaram no final de 2016, principalmente na baixa do Porto. “Devido à forte procura pela cidade do Porto, a renda prime registou um aumento anual de 29%” só na Rua de Santa Catarina. Aliás, no final do ano passado, as rendas dos imóveis para comércio desta rua rondavam os €45/m2 por mês.

De facto, a Rua de Santa Catarina representa um alto rendimento para o investimento de imóveis para o comércio. Neste momento, as rendas dos imóveis nesta rua já estão nos €60/m2 por mês, com perspetivas de continuarem a subir. O fluxo de pessoas, principalmente turistas, que por lá passam motivaram a grande afluência dos comerciantes para esta rua. É estimado que passem, na hora de maior tráfego na Rua de Santa Catarina, em média 4200 pessoas. Isto faz com que as lojas desta rua tenham mais visibilidade.

Mas esta não é a única rua onde vale a pena investir em imóveis para o comércio. A Rua dos Clérigos, a Rua das Flores, a Avenida dos Aliados e a Rua Mouzinho da Silveira são também zonas no Porto onde o fluxo de pessoas está a aumentar, fazendo com que as rendas subam nos próximos tempos.

 

As rendas dos armazéns também estão a subir

Não são apenas os imóveis para lojas que têm as suas rendas valorizadas. Mais uma vez, o estudo “Perspetiva Imobiliária”, da CBRE, revelou que existe uma grande procura por parte dos comerciantes em armazéns e espaços de logística, ao mesmo tempo que a oferta se está a tornar escassa, resultando no aumento de rendas também nestes imóveis.

No caso do Porto, existem dois polos onde deve considerar investir em imóveis para armazéns. A zona prime da Maia registou, em 2016, um aumento das rendas de 8%. Apenas foi ultrapassada pela zona do Aeroporto cujas rendas dos imóveis valorizaram cerca de 14%. Por isso, neste momento, investir em imóveis para armazéns e espaços de logística é também uma oportunidade. O rendimento é alto e as taxas de retorno bastante positivas.

 

Perspetivas para o futuro

Segundo as previsões, investir em imóveis para comércio de rua ou para armazéns e logística vai ser cada vez mais rentável, uma vez que as rendas destes imóveis vão continuar a subir.

No caso do comércio de rua, é mais rentável investir em imóveis nas zonas mais turísticas da cidade e em espaços indicados para a restauração ou lojas. Já nos imóveis para armazéns e espaços de logística, o investimento deve focar espaços que possam ser adaptados às necessidades do ocupante e armazéns próprios para baixas temperaturas. As perspetivas da CBRE indicam que também nestes imóveis as rendas vão continuar a subir e que vão começar a aparecer contratos de pré-arrendamento de médio e longo prazo, devido à forte procura.

Face a estes desenvolvimentos do setor imobiliário, investir em imóveis para negócios está a ser cada vez mais vantajoso. Há uma grande rentabilidade e um grande retorno. Com o ritmo de crescimento que as rendas estão a mostrar, conseguirá facilmente recuperar o valor investido. Por isso, está na hora de começar a investir em imóveis para negócios!

 

Para que não perca nenhuma oportunidade de investimento em imóveis e tenha acesso a todas as informações sobre o crescimento do setor imobiliário, subscreva o nosso blog. Trazemos-lhe dicas e novidades para que faça o investimento mais rentável para si.

 

________________________________________________________________________________________________________________

Na ExcellentOpportunity temos vários especialistas que o podem aconselhar, sem compromisso.

Se pretende comprar ou vender um imóvel, esclareça as suas dúvidas connosco, nós ligamos para si!

botão_eop