Investimento imobiliário: 3 razões para apostar neste setor!

investimento imobiliário

O investimento imobiliário está cada vez mais atrativo para quem tem capital disponível e procura oportunidades diversificadas. Tem dinheiro disponível para investir, mas não sabe se o mercado imobiliário é uma boa opção? Não hesite. Os números falam por si e mostram um mercado em alta, confiante, alavancado pelo crescimento económico do país. Dados do INE revelam que Portugal registou, no primeiro trimestre deste ano, a 4ª maior subida do preço da habitação. Como refere o Economia Online esta subida de preço, cerca de 8%, representa o dobro da média da Zona Euro.

Também sinal do potencial do investimento imobiliário em Portugal é o crescimento de 20% da venda de casas registado neste período. O estudo Marketbeat Portugal confirma que a procura no mercado residencial no primeiro trimestre aumentou 16% em Lisboa e 61% no Porto, face ao período homólogo. Mas não é só o mercado residencial que está em crescimento. No estudo Market Pulse, pode ler-se que a ocupação de escritórios cresceu 34% no mesmo período, relativamente ao ano anterior.

O setor comercial também está em alta, sobretudo em Lisboa e Porto, graças ao forte crescimento turístico.De acordo com a Vida Imobiliária, o investimento em imobiliário comercial duplicou no 2º trimestre deste ano, face ao mesmo período do ano passado.

Também ao nível do retalho o investimento imobiliário apresenta excelentes oportunidades de negócio. Vários tipos de retalhistas procuram diferentes espaços destinados, sobretudo, ao comércio de rua.

 

3 razões para apostar no investimento imobiliário

Se tem capital que pretende colocar a render, o investimento imobiliário pode ser a solução. Para além de ser um mercado em crescimento, tem características próprias que o tornam aliciante.

Resumimos de seguida as 3 principais razões para investir em imóveis.

 

1. Versatilidade do investimento

O mercado imobiliário é versátil. Divido em várias vertentes (habitação, escritórios, comercial, terrenos, garagens, construção, etc), permite a realização de diferentes negócios. Dependendo do montante que pretende investir e do tipo de retorno que lhe interessa obter, existem várias opções. O investimento imobiliário pode realizar-se com o objetivo de comprar para vender; comprar para arrendar ou, ainda, comprar para transformar (restaurar/requalificar) e vender/arrendar.

 

2. Valorização dos ativos

Enquanto o mercado bolsista sofre com a sua eterna volatilidade e os depósitos a prazo da banca não se fazem render, os ativos do mercado imobiliário continuam em valorização. Não só o valor de aquisição dos imóveis, mas sobretudo o das rendas tem crescido de forma exponencial.

Portugal destaca-se na Europa como um país com condições ideais para viver e por praticar dos valores mais baixos no mercado habitacional. Apesar disso, conseguimos a quarta maior subida de preços e continuamos a ser um dos países mais aliciantes neste aspeto.

 

3. Retorno do investimento

O investimento imobiliário, como qualquer outro tipo de investimento, carece de estudo prévio e de planeamento. Contudo, com uma estratégia corretamente delineada é possível gerar bons dividendos. Caso a sua estratégia passe por comprar para arrendar, a boa notícia é que o valor das rendas também tem aumentado.

Mesmo dentro deste tipo de negócio, tem mais do que uma opção para obtenção de renda. Pode, por exemplo, obter através de contratos de arrendamento de longa duração ou optar pelo alojamento local, vocacionado para o turismo. Se pretender obter rendas maiores, pode investir em imóveis destinados ao retalho situados em zonas de atividade comercial.

 

________________________________________________________________________________________________________________

Na ExcellentOpportunity temos vários especialistas que o podem aconselhar, sem compromisso.

Se pretende comprar ou vender um imóvel, esclareça as suas dúvidas connosco, nós ligamos para si!

botão_eop