Investir no Porto: Diferentes Zonas e Preços para Negócios!

investir no Porto

Investir no Porto em espaços para negócios tem rentabilidade e é seguro, se o objetivo é obter lucro através do arrendamento ou venda. Se quer investir num espaço empresarial, saiba neste artigo quais as zonas do Porto mais caras para arrendar um escritório e conheça as alternativas mais económicas.

O tecido empresarial está a crescer e com ele a procura por espaços empresariais. A Boavista e a Baixa são as zonas do Porto mais caras para quem pretende arrendar um escritório ou armazém.

 

Boavista e Baixa: as mais procuradas

A localização central, a fácil acessibilidade por transportes públicos, o facto de serem as áreas da cidade mais movimentadas e procuradas, faz com que a Boavista e a Baixa sejam as zonas do Porto mais caras para arrendar um escritório ou outro tipo de espaço empresarial.

A Boavista com um preço médio de 12,3 euros/mês por m2, é a zona mais cara para alugar um escritório, seguida da Baixa que apresenta uma média de 11 euros/mês por m2 para arrendar um escritório e uma média de 6,4 euros/mês por m2, no caso dos armazéns.

Para além de ser a área mais cara do Porto, a Boavista é a zona que tem a oferta mais vasta da cidade. Conta com cerca de 380 000 m2 de espaços destinados a escritórios. Aqui concentram-se, sobretudo, serviços financeiros, consultores e advogados.

Tal como no preço, também ao nível da oferta, a Baixa vem em segundo lugar. Conta com cerca de 200.000 m2 para ocupação de escritórios. Na zona da Baixa encontramos uma maior diversidade de serviços. No entanto é o sector financeiro que predomina a ocupação de espaços empresariais.

São as zonas mais caras e mais apetecíveis para investir no Porto. Contudo, existem alternativas viáveis. Outras zonas do Porto mais económicas, com boas acessibilidades e com uma boa oferta de imóveis, reúnem as condições necessárias para quem procura investir num espaço empresarial.

 

As rendas mais baixas

Campanhã e a ZEP (Zona Económica do Porto) são as zonas do Porto onde consegue encontrar as rendas mais baixas.

Na área de Campanhã o preço médio para arrendar um escritório é de 10,3 euros/mês por m2 e de 5,1 euros/mês por m2 para arrendar um armazém. Já na ZEP, o valor médio é de 9,6 euros/mês por m2 por escritórios e 4,4 euros/mês por m2, por armazéns.

 

Zonas do Porto com potencial

A denominada área oriental da cidade do Porto é constituída por quatro zonas: Bonfim, Paranhos, Antas e Campanhã. Esta zona conta com uma oferta de cerca de 120.000 m2, distribuídos por 20 edifícios, para ocupação de escritórios.

É uma área com potencial de crescimento devido à boa oferta de transportes públicos e à maior dimensão dos edifícios.

No caso da zona de Campanhã, serão desenvolvidas duas grandes áreas empresariais, pelo Município do Porto no âmbito da ARU de Campanhã. O objetivo é que sejam dois polos dinamizadores da economia e que potenciem a inclusão social e a cidadania ativa.

Estes polos irão contar com espaços destinados à ocupação de atividades inovadoras relacionadas com a criação de novos produtos. A ligação com a VCI e a proximidade do futuro Terminal Intermodal de Campanhã faz com que sejam zonas de excelência ao nível de acessibilidades.

No caso concreto do projeto de reabilitação do Antigo Matadouro Industrial de Campanhã, a ocupação será diversificada. Para além de contar com cerca de oito mil m2 direcionados ao lazer e à oferta cultural, disponibilizará, também, espaços para co-working e incubação de empresas criativas e tecnológicas.

Esta projeto irá beneficiar de uma acessibilidade privilegiada, uma vez que se prevê uma passagem direta para o Metro e um novo percurso pedonal entre a VCI e a atual linha de caminho-de-ferro.

 

Fatores a ponderar

Na hora de investir no Porto e escolher a localização do seu escritório, é importante ter em conta:

  1. Preço – Qual o valor médio que está disposto a oferecer pela renda de um escritório?
  2. Localização – A centralidade é essencial para a sua empresa?
  3. Acessos – É importante que a zona em questão seja dotada de bons acessos a transportes públicos? Ou é mais relevante que tenha estacionamento para os funcionários?

 

Investir no Porto parece, portanto, uma boa opção. A cidade tem uma oferta vasta e diversificada. Pondere qual o fator mais importante para o seu negócio e aposte na opção que lhe pareça mais conveniente.

 

________________________________________________________________________________________________________________

Na ExcellentOpportunity temos vários especialistas que o podem aconselhar, sem compromisso.

Se pretende comprar ou vender um imóvel, esclareça as suas dúvidas connosco, nós ligamos para si!

botão_eop