Alojamento Local: a Nova Forma de Rentabilizar uma Casa!

alojamento local

Alojamento local em crescimento é uma das razões que contribui para que, atualmente, a rentabilidade imobiliária seja bem mais interessante do que os tradicionais produtos de poupança. Nos tempos que correm de franca recuperação do mercado imobiliário, investir na compra de uma segunda habitação, em centros históricos como o do Porto, para alojamento local, começa a ser visto como uma boa alternativa aos depósitos a prazo e outras ofertas bancárias.

Com efeito, no mercado imobiliário do momento, há um conjunto de fatores, facilmente identificáveis, que têm contribuído para o boom da rentabilização de uma casa através do seu arrendamento. Desses fatores destacamos:

  • Maior facilidade na concessão de créditos para compra de casa pelos bancos.
  • Maior retorno mensal com o valor das rendas comparativamente aos juros dos produtos de poupança.
  • Obtenção de um rendimento extra mensal.
  • O aumento da procura de casas para arrendar.

A maior de todas as janelas de oportunidade do mercado imobiliário do arrendamento jaz, especialmente, nos grandes centros urbanos como o Porto, na aquisição de um imóvel para arrendar a curto prazo, também conhecido por alojamento local.

 

Porquê esta proliferação da compra de casa para alojamento local?

Deve-se, por um lado, ao novo fôlego no mercado imobiliário e ao aumento exponencial do turismo em Portugal que procura uma estadia mais caseira e mais próxima da cultura dos centros urbanos da moda, Porto e Lisboa. Estes são arrendatários temporários que pretendem sentir a alma e a identidade portuguesa.

Por outro lado, tais cidades têm-se tornado em importantes pólos de negócios e investimentos estrangeiros, gerando um aumento da procura do alojamento local por parte de clientes em viagens de negócios que optam por soluções de alojamento alternativas às unidades hoteleiras.

Acresce a este alvoroço na procura de casas para alojamento local, o facto de existir cada vez mais habitações recuperadas, localizadas nos centros históricos a preços apetecíveis ao investimento. Tais casas reabilitadas são mais pitorescas, têm características históricas e tradicionais e, se decoradas a preceito, proporcionam uma experiência confortável e memorável aos arrendatários.

Por fim, tem ocorrido uma mudança no estilo de viajar para Portugal. Há uma massificação do arrendamento temporário de casas localizadas nos bairros históricos de Lisboa e Porto através da Internet. Isto torna o nosso país e as suas cidades destinos, ainda, mais atrativos.

 

Qual o benefício do alojamento local na rentabilização de um investimento imóvel?

 

O rendimento potencial do alojamento local comparativamente ao arrendamento a longo prazo é superior. Isto porque o pagamento da estadia diária é sobejamente maior do que o valor das rendas mensais (ajustadas ao dia) e o risco de incumprimento de pagamento da renda é menor. Logo, o arrendamento temporário ou de curta duração é mais vantajoso para quem quiser obter, rapidamente, uma boa retribuição financeira.

Além disso, o registo do arrendamento temporário nem sequer carece de pagamento. Basta uma simples comunicação prévia ao Presidente da Câmara Municipal, com recurso ao Balcão Único Eletrónico do Portal do Cidadão; embora a sua inserção no Registo Nacional de Turismo seja obrigatória antes do início da sua exploração económica. Obviamente, se o investidor não cumprir as obrigações legais poderá estar sujeito, como em qualquer modalidade de arrendamento, a coimas.

Assim, investir numa casa para alojamento local, sobretudo, no Porto, é uma das melhores estratégias de rentabilização financeira!

 

________________________________________________________________________________________________________________

Na ExcellentOpportunity temos vários especialistas que o podem aconselhar, sem compromisso.

Se pretende comprar ou vender um imóvel, esclareça as suas dúvidas connosco, nós ligamos para si!

botão_eop