Investir em imóveis para negócios: 4 boas razões!

investir em imóveis

Investir em imóveis para negócios em Portugal: é agora! O mercado imobiliário está em alta e este é, definitivamente, o momento certo para quem pensa investir em espaços para negócios em Portugal. Quer uma boa razão? Nós damos-lhe quatro!

 

#1 2017: Ano favorável para investimento imobiliário

Se pensa em investir em imóveis 2017 é o ano ideal. As taxas de juro dos créditos à habitação acessíveis e o grande boom turístico que se tem assistido em Portugal são dois dos fatores que ajudam à formação de uma conjuntura financeira favorável ao investimento imobiliário. Seja para habitação própria, para investimento ou para negócios, este é o momento certo para investir em imóveis.

 

#2 Grande procura

Tanto no Porto como em Lisboa, a procura por escritórios disparou nos últimos dois anos. Logo, é o momento indicado para investir em imóveis para negócios.

Na cidade do Porto, segundo um estudo da Cushman Wakefield/Predibisa, o perfil dos clientes que procuram escritórios mudou. Se até então eram os clientes nacionais que mais procuravam imóveis para negócios, agora verifica-se uma grande procura por parte de multinacionais, maioritariamente, da área tecnológica e financeira.

Em Lisboa, a tendência é similar. Segundo a consultora imobiliária Worx, no primeiro trimestre de 2017 verificou-se um aumento de operações no mercado de escritórios de 15% em relação ao mesmo período do ano anterior. Após a reabilitação da zona ribeirinha da cidade, surgiu nova oferta de imóveis com características diversificadas e que permitem a ocupação por parte de vários setores de atividade. Salientam-se os setores das Farmacêuticas e Saúde.

 

#3 Pouca oferta

A oferta de imóveis para escritórios é escassa em Lisboa e no Porto. De momento, não consegue fazer face à crescente procura. As duas cidades apresentam a maior oferta do país. Contudo, a maioria não reúne as condições necessárias para quem procura investir em imóveis para negócios. As multinacionais procuram espaços de grande dimensão, geralmente com mais do que um andar e novos ou remodelados recentemente. Atualmente, são poucos os imóveis disponíveis com estas características que se encontrem perto de uma zona central e com acesso a transportes públicos.

Um das soluções passa pela reabilitação de edifícios, outrora de habitação ou antigos polos industriais, para converter em escritórios. Outra solução será o investimento na construção de raiz de grandes centros empresariais em zonas estratégicas que obedeçam às condições exigidas pelo mercado. Qualquer uma das soluções será viável uma vez que terá retorno devido à fala de oferta de qualidade.

 

#4 Portugal está em alta

As baixas rendas mensais constituem um dos principais fatores de atração de multinacionais pelo nosso país. Segundo um estudo de uma consultora internacional, o Porto é das cidades com as rendas mais baixas do mundo, no que diz respeito a escritórios. Já Lisboa apresenta valores mais elevados, mas quando comparada com outras capitais europeias é bastante acessível.

Para além do valor das rendas, outro fator atrativo para as empresas estrangeiras é a mão-de-obra. Qualificada e acessível, principalmente, nas áreas de tecnologias da informação, informática e engenharia. A relação “preço-qualidade” dos trabalhadores em Portugal em relação aos restantes países europeus é um fator cada vez mais valorizado pelas multinacionais que pretendem investir no nosso país.

Outros fatores passam pela segurança e estabilidade social que caracterizam o nosso país. Estamos em 3º lugar no ranking Global Peace Index, pela qualidade das infraestruturas, pela qualidade de vida que se encontra em Portugal relativamente a outros países da Europa e pelo potencial de crescimento e de produtividade. Segundo um relatório da EY, Portugal está, novamente, no mapa dos investidores e os indicadores apontam para a atração de mais projetos estrangeiros.

 

________________________________________________________________________________________________________________

Na ExcellentOpportunity temos vários especialistas que o podem aconselhar, sem compromisso.

Se pretende comprar ou vender um imóvel, esclareça as suas dúvidas connosco, nós ligamos para si!

botão_eop