Investimento imobiliário: Preço das casas a subir, aposte já!

Investimento imobiliário

O investimento imobiliário foi um dos negócios mais lucrativos em 2017, tendo registado um crescimento de 50% face a 2016. Este ano, o cenário tende a melhorar, com um incremento previsto de 25%, de acordo com a consultora JLL.

A subida de preços das casas atingiu os 12,8%, o que corresponde ao maior aumento desde 1992, segundo os dados divulgados pela Confidencial Imobiliário. Devido à relação desajustada entre a procura e a oferta, tudo indica que continuará a aumentar.

O ciclo de valorização a que se tem vindo a assistir provém, na sua maioria, da reabilitação urbana e da forte aposta dos investidores estrangeiros no nosso país. Tal resulta em mais atividade em todos os setores da economia.

A estes fatores juntam-se também melhorias no contexto financeiro, nomeadamente na banca. A diminuição das taxas de juro nos créditos à habitação impulsionou o crescimento do investimento imobiliário.

 

Preços elevados e mais casas vendidas: Investimento imobiliário em alta!

 

Nos últimos meses, a venda de imóveis alcançou valores excecionais. Para esta subida, terão contribuído a falta de mão-de-obra para a construção e a procura elevada por imóveis para reabilitação. Além disso, indica a Louvre Properties, também a legislação – que obriga, por exemplo, à colocação de portas corta-fogo e isolamentos acústicos – provocou um aumento notável dos preços das novas habitações.

Lisboa e Algarve são as regiões mais caras, com o valor por metro quadrado a alcançar os 1.532 e os 1.416 euros, respetivamente. No Centro e no Alentejo, o preço varia entre os 743 e os 870 euros. Por sua vez, no Norte, o custo das casas é mais baixo, rondando os 685 euros por metro quadrado.

Apesar da recuperação elevada, o valor dos imóveis não acompanhou a evolução natural dos preços, devido aos efeitos da crise vivida nos últimos anos. Segundo dados da Confidencial Imobiliário, se o mercado tivesse progredido à taxa da inflação, os preços estariam 13,6% acima dos registados atualmente.

Ainda assim, o panorama é muito favorável, em parte devido à abundante procura por cidadãos estrangeiros, que, no ano passado, foram responsáveis por 80% do investimento imobiliário. Vale a pena destacar também os novos aposentos, como alojamentos para estudantes e turistas, que criaram valor no mercado.

Posto isto, o investimento imobiliário assume-se como uma oportunidade de negócio com valores aliciantes. O mercado está em expansão e a rentabilidade é garantida. Por isso, investir em imóveis revela-se uma boa aposta para o ano 2018!

 

________________________________________________________________________________________________________________

Na ExcellentOpportunity temos vários especialistas que o podem aconselhar, sem compromisso.

Se pretende comprar ou vender um imóvel, esclareça as suas dúvidas connosco, nós ligamos para si!

botão_eop